O grupo carioca Bossacucanova é conhecido por revisitar a música brasileira com extrema competência. O trio formado em 1997 pelo DJ Marcelinho DaLua, o baixista Márcio Menescal e o tecladista Alexandre Moreira, procura estabelecer-se não só como produtores, mas também como autores e músicos e acrescentar um toque contemporâneo à tradicional sonoridade do samba e da bossa nova.
Quando gravou o primeiro álbum, “Revisited Classics”, o grupo já flertava com o acid jazz, trazendo novas roupagens à clássicos nacionais. O disco foi lançado na Europa e durante a turnê no continente, os rapazes produziram um pocket show para uma rádio universitária. Aí nascia o embrião do segundo projeto: simples, intimista e cheio de suinge. Convidaram Roberto Menescal para ser parceiro e assim nasceu “Brasilidade”, com repertório bossa-nova e duas canções autorais. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2002 na categoria melhor disco contemporâneo, proporcionando a apresentação do grupo na cerimônia do prêmio em Los Angeles, junto com Roberto Menescal e Ivan Lins.
No terceiro álbum, UMA BATIDA DIFERENTE, congas, violoncelos, sopros, guitarras acústicas, batidas e samples se encontram em perfeita harmonia. O álbum possui 4 canções autorais em parceria e ainda contou com participações mais que especiais como: Adriana Calcanhotto, Simoninha, Marcos Valle, Roberto Menescal, Celso Fonseca, Trio Mocotó e muitas outras feras.
Depois de muitas turnês internacionais pela Europa, EUA, Japão, Austrália, Cingapura, América do Sul e Central e algumas pelo Brasil, o Bossacucanova monta o show “Ao Vivo – Uma celebração aos 50 anos de Bossa Nova”, em homenagem ao aniversário do gênero. O grupo pensa num projeto de show que tivesse um importante diferencial: não só resgatar e contar a história do gênero, como mostrar como a nova geração da MPB está fazendo as releituras e desenvolvendo uma linguagem contemporânea para a Bossa Nova. “Queremos mostrar também que a história da bossa nova é a história de uma geração que acreditou no futuro e conseguiu realizar um sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo". O show conta ainda com o reforço sonoro de Cris Delanno (Voz), DadoBrother (percussão), Flavio Mendes (guitarra) e Rodrigo Sha (Sax, Flauta e voz).
Para 2010 o trio já prepara o quarto álbum de estúdio, recheado de clássicos da MPB, músicas autorais e grandes participações especiais.
ALEX MOREIRA
Produtor Musical, Compositor, Tecladista, guitarrista, especialista em MIDI, além de Engenheiro de Gravação, mixagem, masterização e restauração.
Já gravou e mixou mais de 100 albuns e restaurou e remasterizou obras de Baden Powell, Dorival Caymmi, Carmem Miranda, Doces Bárbaros e coordenou o projeto de restauração do acervo do instituto Moreira Salles.
Já produziu nomes como: Carlos Lyra, Jay Vaquer, Cris Delanno, Angela Rô Rô, Rodrigo Sha, Nico Rezende, Paula Morelenbaum, Leo Gandelman entre outros.
É um dos fundadores do BossaCucaNova junto com o Dj Marcelinho DaLua e Marcio Menescal.
Marcelinho Da Lua
Dj, produtor e colecionador de Lp's deu a sorte de estar no lugar certo na hora certa ( um pouco atrasado!!)! Convidado por Bernardo Bittencourt, ingressou como assistente no estúdio da gravadora Albatroz de Roberto Menescal e Raymundo Bittencourt. Bagunçou e perturbou tanto o ambiente, que junto com os seus colegas formou o Bossacucanova durante os intervalos das gravações do selo albatroz! Com o que aprendeu em 10 anos de estúdio desenvolveu dois albúns solos com o Produtor Rafael Ramos, são eles " Tranqüilo e Social" entre os Prêmios agraciados a sua obra destacam-se dois prêmios Tim como os melhores álbuns de música eletrônica de 2004 e 2008 , admirador da mistura do Druma and bassa trabalhou para Daniela Mercury,Ana Cañas, Mutantes, Paula Morelenbaum, Gabriel o Pensador, Jota Quest entre outros.E desde 1998 vem se apresentando todo ano fora do Brasil com o Grupo e como Dj, espalhando a m& uacute;sica brasileira!
MARCIO MENESCAL
Produtor, baixista, técnico de som e sócio, da única gravadora do mundo 100% Bossa Nova, a Albatroz/ Bossa 58.
Teve como escola musical ter gravado e mixado com esses artistas: Emílio Santiago (6 Aquarelas Brasileiras), Nara Leão, Joyce, Leila Pinheiro, Oswaldo Montenegro, Marcos Valle, Roberto Menescal, Wanda Sá, Francis e Olívia Hime, Os Cariocas, Cauby Peixoto, Peri Ribeiro, Leny Andrade, Almir Chediak, Fagner, Joana, Danilo Caymmi, Cláudia Telles, Cris Delanno, Baden Pawell, Ivan Lins, Sílvio César, Lucho Gatica e outros. Trabalhou como técnico de P.A.(show) com alguns dos artistas relacionados acima e em um festival no Japão, "Get's Bossa Nova" , com Ivan Lins, Carlos Lyra, Clara Moreno, Joyce, Roberto Menescal, Alceu Maia, Astrud Gilberto e Wanda Sá.
Produziu os CDs: Simples - Marcela Mangabeira, Pós Acústico - Eduardo Braga, Balansamba - Roberto Menescal e trio, Marcos Valle Remix e Copabossa (remix).
Sua maior recompensa, até o momento, por todos esses anos dedicados a musica brasileira foi ter sido premiado com Grammy Latino pela gravação e mixagem do disco "Ao Vivo" de Leny Andrade e Cesar Camargo Mariano.
MÚSICOS CONVIDADOS
CRIS DELANNO
Começou a cantar aos 5 anos no Coral Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi solista de coral Gospel nos EUA durante 2 anos. Com 7 Cds gravados, incluindo álbum dedicado a obra de Tom Jobim, Newton Mendonça, com repertório da Nara Leão, e um DVD, ao lado de Roberto Menescal. Já trabalhou também ao lado de Luiz Carlos Vinhas, Oscar Castro Neves, João Donato e Andy Summers (guitarrista do The Police). Participa dos CDs do BossaCucaNova desde o primeiro álbum da Banda e em turnês desde 2002. Compositora, parceira de Joyce, Marcos Valle, Black Alien, Alex Moreira entre outros, prepara um CD autoral.
DADO BROTHER
Administrador de empresas por formação, começou na música em 1994 como assistente de gravação nos estúdios Albatroz, de Roberto Menescal e Raymundo Bittencourt, onde seguiu até 2005 como engenheiro de gravação e gerente de produtos da gravadora.
Em 1995 montou com seus companheiros do Bossacucanova e Bernardo Bittencourt, o selo carioca Cucamonga, que lançou os cd’s dos artistas Coma, Vox 4, Mr.Groove e Clara Moreno, além do projeto Bossacucanova, na qual começou a empresariar a partir de 2002 e segue até então.
De 2005 a 2006, juntamente com o Dj Marcelinho DaLua, empresariou o grupo de reggae carioca Ponto de Equilíbrio.
Percussionista e baterista, atuava em algumas gravações de estúdio do selo Albatroz, como Lucho Gatica, Leny Andrade, Menescal, Danilo Caymmi, entre outros, quando em 2005 assumiu a vaga de percussionista do Bossacucanova, viajando desde então pelos 4 cantos do mundo, onde segue até hoje.
Em 2008, juntamente com os 3 integrantes do Bossacucanova, montou a editora, gravadora e produtora Batida Diferente Produções, especializada em cuidar de toda a carreira do grupo e de elaborar projetos artísticos na qual esteja relacionado o Bossacucanova.
FLÁVIO MENDES
Produtor de discos (Equale, Clara Moreno, Tânia Alves, Zezé Motta, Monique Kessous, Valéria Sattamini, Cauby Peixoto & Selma Reis, dentre outros), fez a Direção Musical de shows e espetáculos de Bibi Ferreira, Marilia Pêra, Leny Andrade, Tânia Alves, Zezé Motta, dentre outros. Como Instrumentista gravou e fez arranjos em discos de Roberto Menescal, Oswaldo Montenegro, Danilo Caymmi, Leny Andrade, Leo Gandelman, Cris Delanno, Wanda Sá, Nico Rezende, Clara Sandroni, Lucho Gatica, Alaíde Costa, Orlandivo, Zé Paulo Becker, Maria Creuza, Marcelinho DaLua, dentre outros. Se formou em Arranjo e Harmonia com Ian Guest (CIGAM).
RODRIGO SHA
Tocando sax, flauta, clarinete , cantando , compondo e produzindo, Rodrigo Sha começou sua carreira profissional com sua primeira banda "Idéia Rara", com o cd lançado em 1996. Nessa época conheceu seu amigo e parceiro Dj Marcelinho da Lua, e juntos começaram a fazer várias experiências musicais,improvisando e tocando temas de bossa nova em cima de bases eletrônicas.
Rapidamente foi levado a conhecer a família do BossaCucaNova e assim assistiu e compartilha do projeto desde o início com um carinho super especial... Durante esse anos até os dias de hoje Sha lançou dois cds de sua carreira solo : "Corpo e Alma " (2002) e "Todo Mundo" (2008)
Em parceria com djs e músicos, participou e desenvolveu os projetos e cds: "Brazilian Lounge" (2002), "Colorama" (2003)," Novos Urbanos"(2004); e também gravou e dividiu palco com: Kid Abelha, Danilo Caymmi, Moska, Marcelinho da Lua, Bossacucanova, Marcos Suzano, Roberto Menescal, Dj Memê, Toni Garrido, George Israel, Raimundo Bittencourt, Elza Soares, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Paula Morelenbaum, Carlos Lyra, Mano Dibango, Stephan Remmler, Leo Gandelman, B Negão, Seu Jorge, entre outros...
Se sente muito realizado em estar compartilhando a música com muitos mestres, amigos e com o público.
Seu lema é viabilizar o sonho!!!
Roberto Menescal
"Os "meninos " BCN , tiveram a sacada na hora certa, de que no fim do século passado, as coisas que deram certo , poderiam e deveriam ser visitadas, sobre um ângulo de atualização, modernidade, técnica e energia pois é assim que as novas gerações necessitam . O ritmo da vida é outro, mas o que provou ser bom, pode se perpetuar desde que adequadas a esse novo "ritmo". Os BCN se preocuparam em manter a alma criativa da Bossa Nova, suas harmonias e melodias e moldando suas levadas, tornando-a mais dançante, mais pulsante, pois hoje o jovem dança comendo, estudando, conversando e em todas as ocasiões de suas vidas.BCN é uma das correntes que faz a Bossa Nova se perpetuar, quem sabe por mais 50 anos."
CARLOS LYRA
“…E o BossaCucaNova é isso, são os mais novinhos da Bossa Nova”.
JOÃO DONATO
“Foi uma coisa de acrescentar elementos que não existia ainda, como a tecnologia, a eletrônica, os remixes. É uma turma nova que vem acrescentar o que a gente acrescentou um dia quando éramos jovens”.
MARCOS VALLE
“É uma coisa sincera deles de estarem fazendo isso. A vinda deles deu uma força novamente para conseguir esse público novo, a gente se reúne em torno deles, com isso a gente recuperou um pouco daqueles encontros do início da Bossa Nova...”.
WANDA SÁ
“Então os Dj’s de Londres descobriram, o público que gosta de bossa nova do Japão é garotada. Quando a gente vem para o Brasil e vê a garotada também fazendo, sejam bem vindos... E eles trouxeram para gente uma troca muito feliz, é muito bom, eu adoro!”
OSCAR CASTRO NEVES
“A proposição de um grupo como o Bossacucanova é exatamente essa, o que a gente faz com essa palheta, rítmica e sonora, em cima de um negócio que a gente aprendeu, viveu e quer levar para outro lugar? Então isso é uma proposição maravilhosa, eu acho que, a mistura dessas coisas é que provoca outras descobertas.”